quinta-feira, 21 de abril de 2011

É hora de mudar a marca.


Deparada com tanta violência, me assusto, eu poderia até me tranquilizar ao saber que há pessoas no poder responsáveis pela minha segurança. O problema é quando não confio nessas pessoas. Mas se eu não confio por que elas me representam? Talvez seja a ideologia convincente, uma consequência do estado de alienação que as pessoas se encontram. O filme Tropa de Elite retrata muito bem isso, cujo principal papel das autoridades não é o bem comum da população, mas sim se manter no poder. Certas coisas que não entram na minha cabeça, como se manter no poder sem o objetivo e a efetivação do bem comum da população?
Mas acontece é que eles se mantem no poder utilizando - se da máquina do governo, uma máquina que infelizmente tem uma potência elevada movida a corrupção, vendo jornais percebemos inúmeros escandâlos, ficamos horrorizados, mas logo passa, acontece que é apenas uma informação, amanhã haverá outros e estes serão esquecidos, essa informação não foi transformada em conhecimento, muito menos em sabedoria, uma vez que se fossemos verdadeiros sábios escolheriamos a dedo nossos candidatos e haveria dificuldade em apontar um. Para se manter no poder, vale tudo, matar até aquele companheiro, imaginem o que não fazem com os inimigos. Controlar o tráfico de drogas é uma das tarefas mais bem feitas pela polícia não no sentido de impedir, mas de lucrar com ele.
A bandidagem é vista e é divulgada originária de uma única parcela da população, os pobres e favelados, mas na verdade não é isso que ocorre, políticos e policiais participam, muitas vezes educados e de boas famíligas. A mesma só é produzida por que as crianças crescem vendo aquele traficante bem de vida, e ele só está no poder da comunidade por que ele tem apoio de poderes mais influentes.
A verdadeira face do "crime" retrada pelo filme, tem a cara feliz da Tríplice Aliança PPP - Polícia, Políticos e População (de bandidos), o rosto deles permanece alegre por que conseguem o que querem, se manter no poder e lucrar da corrupção. Essa tríplice possui um grande poder, mas se a população de bem quisesse a derrubaria e tomaria o poder.Poderíamos mudar essa realidade, mas contríbuimos com ela. Como as nossas informações sobre escândalos de corrupção são passageiros, acabamos votando naquele mesmo canditado protagonista daquelas más informações. É fato que desde a proclamação da república, ocorre troca de votos por pequenos agrados, mas como já dizia Chico Xavier: "Embora ninguém possa voltar e fazer um novo inicio, podemos começar agora e fazer um novo final" é necessário consciência na hora de votar, lembrando se sempre que aquele que escolhemos para nos representar é o nosso espelho. E o voto é a principal contribuição do povo nessa realidade, a política controla o sistema, tudo aquilo que é controlado é submetido aos desejos daquele que tem o poder. Um pente fino nos políticos e a população excercer melhor sua cidadania, quem sabe faria um limpa nesses sangue sugas que cada vez mais deixam o povo brasileiro em estado hemorrágico com diagnóstico de anemia, com carência de vitaminas e proteínas, como saúde, educação, lazer, proteção. O problema não é só do povo, o problema é que não temos candidatos bons não que eu esteja sugerindo que adotessemos a forma anarquista de governo, mas sim que formassemos cidadãos mais conscientes que pudessem no representar.
O filme contribui significamente para a desalienação do povo brasileiro, que a função que a ideologia juntamente com o senso comum exercem sobre nós é negativa, percebemos que há divisão e não existem diferenças naturais, que excercer a cidadania não é apenas escolher aleatoriamente um candidao e sim escolher o candidato. Esse candidato bem escolhido, reduzirá a bandidagem como um todo, a violência é fruto da desigualdade social sim, mas o trabalho de parto é iniciado pela política, na maioria das vezes não colhemos bons frutos porque plantamos a semente de pior qualidade, com a intenção de lucrar, mas não são muitos os clientes satisfeitos, é hora de mudar a marca.

Um comentário:

  1. Existem muitos policiais corruptos, assim como existe um governo cheio de corruptos. Porque infelizmente, não há somente pessoas de bom caráter no mundo. Mas, a polícia "parecendo ter poder" já não resolve metade do problema, imagine se eles parecerem bonzinhos. Não é só a culpa do governo, da polícia, etc... tem uma renca de gente no meio da população que colabora muito pra que haja mais coisas ruins nesse meio. O problema maior é eles lucrando fazendo filmes, enfim... a intenção é divulgar, pelo que a gente sabe. Mas, é óbvio que a intenção é outra né? kkkk. Mas é assim mesmo, o certo é conhecer o político que vamos colocar pra governar o nosso país, e procurar nossos direitos e lutar pelo que achamos que tá errado. Cada um fazendo a sua parte, o mundo já melhora bastante ^^ bgs

    ResponderExcluir