domingo, 10 de abril de 2011

O fascínio do ao: persuasão, ilusão e alienação

Ao lembrar de certas coisas, incialmente vem em minha cabeça símblos, mas qual seria, verdadeiramente, a função dessa imagem que é representar a realidade, ou não, quem sabe é a partir desse símbolo que se constrói a realidade. É fato que um gesto vale mais que mil palavras, mas uma frase bem construída pode ser substituída por uma simples imagem?
A construção de imagens para uma representação da realidade é uma forma de persuasão, esta serve de capa para a ilusão. O capitalismo se utiliza de uma vasta indústria de símolos para se manter no poder e essa permânencia só é possível por que há uma forte ideologia, por trás de todos esses símbolos, isso nos torna cada vez mais alienados. Diariamente construímos imagens sobre pessoas, livros, situações e essa construção de imagens é alienadora, na medida, que já vem formulada, e o ser simplesmente aceita sem demonstrar interesse algum de questionar toda e qualquer situação cotidiana. Não é por que a mídia, até mesmo aquela mais corriqueira, tal como a fofoca, constrói a imagem sobre qualquer assunto é que não devemos questionar aquela representação que inicialmente nos foi dada e fazermos nossas alterações.
Um símbolo não poderia substituir mil palavras, mas em decorrência do estágio de alienação que nos encontramos, ele cumpre esse papel, e nosso cérebro tão independe capta inúmeras informações, apenas de perceber e visualizar um. Isso demostra o estágio de inércia que o orgão mais potente do seu corpo e que te ofereçe uma capacidade exclusiva se encontra, ainda que possua movimento, se encontra em linha reta, dominado pelas tais imagens,  sem desviar desses caminhos, completamente alienado. Mas há ainda um símbolo iluminado no fim do túnel, que nos permite curvas, entre idas e vindas,  e que será utilizado no raciocinio, seja pedreiro de sua construção, e no fim terá uma bela obra dotada de raciocínio. E como já dizia a minha querida professora de Literatura: "Pensar não dói, pense."
Iniciando minhas postagens, venho convidar a você, para junto pensarmos a realidade que vivemos, nos posicionando em relação a todos os assuntos atuais, e fazendo referências aquilo que a história conta, considerando um retrocesso ou avanço. Que juntos criemos a super estrutura, que não é nem um terço do que podemos..Te convido pra pensar.

 "Penso, logo existo." (Renné Descartes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário